dia 3 - 10.00
Sessão de Avaliação da UNIV dia 3 - 12.30
Sessão Formal de Encerramento dia 3 - 14.00
Almoço de confraternização com UNIVs de 2003, 2004 e 2005
Dr. Pedro Duarte Atendendo à estrutura do nosso sistema político, assunto em lógicas de fidelização, parece-lhe possível impormos critérios de meritocracia na sociedade e na política?
Dr. Miguel Monjardino Não tem a Europa um modelo de integração desajustado ? Até quando durará este marasmo decisor? Vamos ou não reconhecer a emigração como inerente ao nosso desenvolvimento sustentável?
Dra. Mónica Ferro África, até quando um não continente? O papel da ONU no combate à proliferação da Sida.
Dep. Agostinho Branquinho Qual o papel das ciências sociais, do cientista social, numa sociedade que, crescentemente, enfatiza a superioridade do tecnicismo socio profissional?
Dr. Pacheco Pereira A Europa e a sustentabilidade do seu modelo social. Como corrigir o envelhecimento populacional da Europa?
Dra. Manuela Ferreira Leite Quais as medidas a implementar para a Administração Fiscal para evitar a prescrição das dívidas fiscais?
Prof.Dr. Joaquim Azevedo Em que medida é que a mobilidade dos estudantes no âmbito da reforma de Bolonha vai incrementar um ensino de excelência? Não vai antes estimular a fugos dos cérebros?
Sugestões
Em próximas edições da U.V. é conveniente que se efectue uma inscrição prévia, por escrito, para o período de debate que sucede à intervenção do conferencista. Note-se que muitos alunos acabam por, repetidamente, não participar. O método de selecção dos alunos é aleatório e suscita limitações à participação.
A formação do mundo contemporâneo é uma temática que deveria estar presente numa próxima edição da U.V., uma vez que parece inerente a qualquer processo de formação de políticos. O Prof. João Carlos Garcia da Universidade do Porto seria uma boa escolha. Por sua vez, um especialista em transportes, uma referência nacional e internacional - Professor Viegas do Técnico, traria uma abordagem e um conhecimento profundos sobre o sector. Registe-se que a temática não é estrita e permite uma interpretação conjuntural.
Mensagem Final
Não podemos pensar a mudança se não nos pensarmos mudados.