Revista de Imprensa
Registos Audio Fotografias
dia 3 - 10.00
Sessão de Avaliação da UNIV
dia 3 - 12.30
Sessão Formal de Encerramento
dia 3 - 14.00
Almoço de confraternização com UNIVs de 2003, 2004 e 2005
 
  Vânia Jesus
27 anos
   
Grupo Cinzento
Distrito:
Madeira
Concelho:
Santa Cruz
Hobbie:
Leitura / Estar com os amigos
Animal:
Cão
Comida:
Massas e bifes de atum com milho frito
Música:
Allrigth - Reammon
Livro:
Arte de Guerra
Filme:
Braveheart
Gostaria de Ser:
Uma pessoa "completa" a nível pessoal e profissional
     
    Intervenções
   
Falar Claro
Assembleia (simulação) - Parte 2
Jantar-Conferência com a Drª Mónica Ferro
     
    Pergunta a ...
   
Dr. Pedro Duarte
A JSD tem demonstrado ser uma escola de formação política e tem exemplo, esta Universidade de Verão. Em que medida a JSD contribuiu para um melhor desempenho das funções que exerce profissionalmente?
Dep. Agostinho Branquinho
A reforma imposta pela Declaração de Bolonha está vocacionada para um modelo de Ensino Superior que priveligie a melhor integração no mercado de trabalho. Um dos problemas do ensino em Portugal é ministrar cursos sem aplicabilidade e com dificuldade de inserção no mercado de trabalho, muitas vezes por falta de conteúdo prático. Não considera que esta situação encontra resolução no modelo de Politécnico, caracterizado por uma formação de cariz prático e polivalente?
Dr. Pacheco Pereira
Actualmente um dos temas em debate no quadro político português é a reforma do sistema político, novos modelos e o seu enquadramento a nível nacional, regional. A Poliarquia é um modelo político destes últimos 32 anos de democracia em Portugal. Para que modelo acha que pode caminhar o actual sistema político ou que adaptações são necessárias?
Dra. Manuela Ferreira Leite
Como é que uma ideologia deve afirmar-se?

Hoje já não há nenhum governo que consiga ser só à esquerda ou só à direita. Considera que há necessidade de proceder a adaptações?

Dr. Miguel Monjardino
A insegurança internacional têm imposto atenção redobrada para a convivência pacifica entre as diferentes nacionalidades e crenças religiosas seja uma realidade.



A abertura da União a países como a Turquia (embora a nação mais ocidentalizada e laica do Médio Oriente, um país essencialmente asiático , distante da história europeia e que vive conflitos civilizacionais e relações instáveis com os países vizinhos, poderá fazer surgir problemas geopoliticos e económicos e agravar-se no futuro se por exemplo, outros países como Ucrânia e Rússia tentarem também aderir?



E esta leva-me a colocar-lhe outras duas questões:



As fronteiras da Europa, sabemos serem tão geográficas quanto político-sociais. Afinal de contas, onde começa e onde termina a Europa?



Quais os requisitos para fazer parte deste “Clube” – U.E – e receber o título de europeu?


Prof.Dr. Joaquim Azevedo
A Educação é um dos pilares que sustenta o desenvolvimento e crescimento do País. Com o desafio do Processo de Bolonha, novos desafios se colocam. Em Portugal julgo que falta-nos ainda o termos e "cultivarmos" uma cultura de competição. Gostaria de saber a sua opinião?
Prof.Dr. Rogério Carapuça
O isolamento geográfico não representa o isolamento do conhecimento e da inovação, na medida em que as Novas Tecnologias constituem instrumentos facilitadores da aproximação e de intervenção permitindo ultrapassar a periferia geográfica. Não podemos continuar a ter um dos acessos mais caros às novas tecnologias dentro da UE, em nome de alguns monopólios existentes. Gostaria de saber a sua opinião.
     
    Achei Curioso
   
  • Achei curioso e gostei particularmente quando o Dr. Vitor Bento a determinada altura referindo-se às quotas para as mulheres disse o seguinte: "Sou favorável às quotas e sabem porquê? Porque podem fazer falta aos homens."
  • Dar por por mim a pensar no seguinte: ser igual e ter igualdade não é a mesma coisa. Cada um de nós tem de marcar o seu ritmo.

    Na verdade julgo que tem sido esse o espelho diário dos grupos de trabalho desta Universidade de Verão.

    Iguais no facto de pertencermos todos a uma “Equipa”, mas com igualdades distintas.

    Dentro da “Equipa” temos 10 igualdades que diariamente marcam o seu ritmo, nenhum igual a qualquer outro, todos procurando conhecimentos e transmitindo-os de forma criativa e dinâmica.

  • Achei curioso e bastante interessante a sugestão deixada pelo Dr. Marcelo Rebelo de Sousa, de que a exemplo da Universidade de Verão - um espaço de reflexão, a JSD deveria organizar um Encontro Nacional e desafiar vários sectores de juventude a discutirem temáticas diversas, numa iniciativa que seria aberta à Juventude do País.
  •      
        Sugestões
       
  • Para futuras edições da Universidade de Verão sugiro o seguinte:

    Transmitir conhecimentos aos formandos de como elaborar um plano de campanha eleitoral e posteriormente numa segunda acção fazer uma actividade prática em que os grupos participantes criariam o seu próprio plano.
  •      
        Mensagem Final
        A UV é uma verdadeira escola de formação política, tal como a JSD. Um estrutura que prepara os seus jovens, solidificando e renovando o PSD com quadros competentes e preparados! Somos os maiores mas queremos ser também os melhores! Viva a JSD! Viva o PSD! Viva a UV!