Revista de Imprensa
Registos Audio Fotografias
dia 3 - 10.00
Sessão de Avaliação da UNIV
dia 3 - 12.30
Sessão Formal de Encerramento
dia 3 - 14.00
Almoço de confraternização com UNIVs de 2003, 2004 e 2005
 
  Luís Sampaio
31 anos
   
Grupo Bege
Distrito:
LisboaAM
Concelho:
Sintra
Hobbie:
Natação
Animal:
Cão
Comida:
Dourada grelhada
Música:
“Pedra Filosofal” António Gedeão/Manuel Freire
Livro:
“Só” de Manuel Nobre
Filme:
Beleza Americana
Gostaria de Ser:
Feliz
     
    Intervenções
   
Falar Claro
O Estado: A máquina vista por dentro
Assembleia (simulação) - Parte 2
     
    Pergunta a ...
   
Dr. Miguel Monjardino
Que alterações perspectiva no panorama geo-estratégico mundial para os próximos 10 anos, nomeadamente no que diz respeito à influência política, económica e social de alguns países asiáticos, como é o caso da China e da Índia?
Dr. Pacheco Pereira
Dado que o eleitorado vota cada vez mais nos candidatos e não nos partidos políticos ou nos seus programas eleitorais, será que é hoje mais importante para um partido saber gerar bons líderes do que desenvolver as suas ideias?
Dep. Agostinho Branquinho
O Eng.º José Sócrates tem conseguido cativar o eleitorado através da utilização de uma estruturada estratégia de marketing, que esvaziou o discurso político do Governo e o tornou num mestre em vender gato por lebre. Será que é hoje mais importante para um político ser eficaz na utilização das técnicas de marketing político do que ser capaz de propor e implementar as medidas mais adequadas para o país?
Prof.Dr. Rogério Carapuça
No seu entender como se poderá fortalecer a cooperação entre, por um lado, as instituições de ensino e de investigação científica e, por outro, o sector empresarial, de forma a melhorar a adequação dos cursos às necessidades das empresas e a rentabilização dos investimentos efectuados em investigação científica?
Dra. Manuela Ferreira Leite
De que modo se poderá minorar o actual fenómeno de deslocalização das empresas portuguesas para economias com custos salariais mais baixos do que os nosso?
Prof.Dr. Joaquim Azevedo
No seu entender qual(ais) o(s) nível(eis) de ensino do sistema de educação português onde é mais necessário proceder à realização de reformas de modo a aproximá-lo dos sistemas dos países mais desenvolvidos da União Europeia? Que medidas reformistas implementaria?
Dr. Pedro Duarte
Sendo o Dr. Pedro Duarte um jovem com um invejável currículo político, que conselhos daria a um outro jovem que pretendesse vir a desempenhar com sucesso um papel activo na vida política portuguesa?
Dr. Miguel Monjardino
Como é que a Comunidade Internacional, e em especial a União Europeia, poderá ajudar a resolver o conflito israelo-palestiniano?
     
    Achei Curioso
   
  • o facto do debate de ideias relativo às Funções do Estado ter sido, ao contrário do que esperava, bastante ameno, tendo os oradores estado por diversas vezes de acordo sobre os problemas do país e as soluções que os poderão resolver. Esta situação fez-me reflectir sobre os motivos pelos quais é difícil obter consensos na sociedade portuguesa.
  • o facto do Grupo Bege, ao qual pertenço, possuir, ao fim de 3 dias de trabalho em equipa, uma noção bastante clara do perfil e das aptidões de cada um dos seus elementos (uns são mais criativos, outros são melhores a estruturar o pensamento, etc.), o que faz com que as tarefas sejam distribuídas de forma natural e em função das características de cada um.
  •      
        Sugestões
       
  • Deveria ser realizado um intervalo de 15 minutos durante as sessões de discussão dos temas, de modo a que os participantes (e os convidados) possam descontrair um pouco, comer algo ou ir à casa-de-banho
  • O programa da UV deveria identificar em cada dia qual é a personalidade que, não estando presente em Castelo de Vide, poderá responder através do JUV às questões que lhe forem colocadas pelos participantes
  • Deveria ser dado a conhecer no início da UV o perfil de todas as personalidades convidadas, de modo a que possamos adaptar melhor as nossas questões ao currículo dessas personalidades.
  • Apesar de realizarmos um elevado n.º de actividades, estas apenas nos permitem treinar a nossa expressão oral durante poucos minutos. Assim, penso que deveria ser dedicado mais tempo ao desenvolvimento das nossas capacidades oratórias.
  • A UV deveria contemplar a realização de actividades que nos permitam fazer exercício físico e conhecer melhor os nossos colegas (este tipo de actividades é conhecido na terminologia anglo-saxónica como ice breakers). Este último aspecto parece-me especialmente importante, já que conhecemos bem os nossos companheiros de grupo, mas relativamente mal os restantes 90 participantes. Caso achem interessante a ideia, estou disponível para fornecer alguns exemplos de actividades que poderão ser realizadas.
  • Os temas “As Funções do Estado: Há gente a mais na Função Pública?” e “O Estado: A máquina vista por dentro” deveriam ser fundidos numa única sessão relativa à Administração Pública Portuguesa. O espaço que fica disponível no programa da UV deverá, no meu entender, ser preenchido com uma sessão relativa a um dos seguintes assuntos:

    - Administração Local;

    - Justiça;

    - Saúde.

  •      
        Mensagem Final
        A UV é uma excelente iniciativa que nos permite debater diversos temas da actualidade, exercitar e melhorar as nossas capacidades, conhecer jovens de todo o país e divertirmo-nos imenso! É uma oportunidade a não desperdiçar pelos jovens do PSD que queiram participar na política nacional e local.