Revista de Imprensa
Registos Audio Fotografias
dia 3 - 10.00
Sessão de Avaliação da UNIV
dia 3 - 12.30
Sessão Formal de Encerramento
dia 3 - 14.00
Almoço de confraternização com UNIVs de 2003, 2004 e 2005
  Na UV 2005, todos os participantes tiveram a possibilidade de dirigir perguntas escritas aos conferencistas e a personalidades que se associaram a esta iniciativa. De entre as perguntas que lhes eram destinadas, os nossos convidados escolhiam duas para dar resposta e para serem publicadas no JUV.

Aqui podem ser consultadas não só as perguntas seleccionadas pelos convidados e as respectivas respostas mas também todas as restantes que não chegaram a ser publicadas.

     
Dr.Miguel Macedo
   
Alfredo Oliveira
É visível para todos que o actual Governo tem pegado em bandeiras e ideias do PSD lançando-as como suas. Algumas delas até já as tinha criticado no passado.
Como construir uma oposição séria, capaz de chegar à opinião pública, sem que outros se apropriem das nossas ideias? Como não cair no risco da oposição de cariz minimalista e combater a ideia de “centrão político” em que vivemos?
Vamos iniciar o processo de alteração do Programa do PSD. O trabalho do Conselho Estratégico que aconselha directamente o líder do PSD; os Conselhos Nacionais Temáticos que vamos realizar; os Conselhos de Opinião que existem a nível distrital e local; iniciativas como a UV; o contributo do Grupo Parlamentar; a permanente disponibilidade para falar com a sociedade civil; a abertura a novas opiniões e ideias: tudo isto fará com que o PSD possa percorrer com sucesso o caminho da credibilidade para chegar ao Governo.
Jorge Varela
As "directas" vieram, sem dúvida, democratizar as eleições internas no PSD. No entanto, será que não terá como consequência a "desvalorização" dos congressos, que é o grande e verdadeiro fórum de debate no PSD?
As “directas” foram propostas pelo Presidente do PSD ao Congresso Nacional que, por esmagadora maioria, apoiou a ideia de eleger as lideranças pelo universo dos militantes.
A importância do Congresso mantém-se. As suas competências políticas – excepto eleger o líder – são as mesmas. Aliás, com o tempo que não perdemos a discutir o acto eleitoral, ganhamos em debate e aprofundamento da reflexão política.
Não é para isso que um Congresso serve?
Pedro Ferreira
Quais as vantagens da criação das COMURB's, grandes áreas metropolitanas e associações de fins específicos, bandeiras do PSD numa legislatura muito recente, em detrimento das regiões administrativas, há muito consagradas na constituição da República Portuguesa?
Sérgio Saruga
Qual é para si, e neste caso como secretário geral do PSD, a maior preocupação que Portugal enfrenta neste momento e o que será essencial alterar para que o actual estado da economia portuguesa seja melhorado?
Sérgio Saruga
Será o PSD capaz de resolver aquilo que o PS não está a conseguir fazer actualmente no exercicio das suas funções governativas, ou seja, incentivar a iniciativa privada dos nossos empresários, bem como a vinda de empresas estrangeiras para estimular o emprego e o desenvolvimento nacional?