dia 3 - 10.00
Sessão de Avaliação da UNIV dia 3 - 12.30
Sessão Formal de Encerramento dia 3 - 14.00
Almoço de confraternização com UNIVs de 2003, 2004 e 2005
Dr. Miguel Macedo É visível para todos que o actual Governo tem pegado em bandeiras e ideias do PSD lançando-as como suas. Algumas delas até já as tinha criticado no passado.
Como construir uma oposição séria, capaz de chegar à opinião pública, sem que outros se apropriem das nossas ideias? Como não cair no risco da oposição de cariz minimalista e combater a ideia de “centrão político” em que vivemos? Vamos iniciar o processo de alteração do Programa do PSD. O trabalho do Conselho Estratégico que aconselha directamente o líder do PSD; os Conselhos Nacionais Temáticos que vamos realizar; os Conselhos de Opinião que existem a nível distrital e local; iniciativas como a UV; o contributo do Grupo Parlamentar; a permanente disponibilidade para falar com a sociedade civil; a abertura a novas opiniões e ideias: tudo isto fará com que o PSD possa percorrer com sucesso o caminho da credibilidade para chegar ao Governo.
Dr. Pacheco Pereira Urge a necessidade de uma base de ligitimidade democrática imediata na União.
O facto de o Poder Público da União produzir actos que impõem deveres e conferem direitos aos cidadãos implica que o valor da democracia tem de ser respeitado imediatamente pela União e não apenas através da mediação dos Estados, pois o seu Direito vincula directamente os cidadãos.
Ora, como é que o valor da democracia deve ser concretizado no seio da União, que é uma entidade na qual o processo de decisão opera a vários níveis com bases de legitimidade diversa? Procurando exigências mínimas da democracia numa união de Estados e de povos/ cidadãos, nomeadamente através da sua representação em orgãos que exercem o Poder Político? Na procura de uma maior intervenção dos cidadãos europeus no exercício do Poder Político? Na possibilidade de controlo dos órgãos por parte dos cidadãos?
Achei Curioso
Não achei curioso não ter mudado de opinião, nem ter encontrado argumentos em contrário, quanto ao sucesso que a Universidade de Verão viria a ter. Com toda a dedicação por parte da equipa, e o enorme empenhamento do Dir. Carlos Coelho não seria de estranhar tal sucesso.
Mensagem Final
A certeza de que depois desta semana aprendi que a função de político não é assim tão deplorável. Ganhei muito mais força para combater esta tese lá fora!