dia 3 - 10.00
Sessão de Avaliação da UNIV dia 3 - 12.30
Sessão Formal de Encerramento dia 3 - 14.00
Almoço de confraternização com UNIVs de 2003, 2004 e 2005
Dra. Mónica Ferro Quando falamos em problemas de refugiados/ deslocados, o caso do Líbano actualmente, de certa forma tudo parece distante e que ao final não nos afecta. Como e de que forma devemos criar entre nós portugueses, o espírito "humanitário", a mudança de atitudes, a globalização de solidariedade?
Dr. Pedro Duarte Muitas devem ser as perguntas a pedir ajuda na orientação de jovens para melhorar o seu desempenho, quer como "Votos", quer como jovens de sucesso no sentido lato. Eu pergunto que apoios e acompanhamento deveria ser dado pelos mais "velhos" para nos permitir a nós, jovens, o sucesso?
Dr. Miguel Monjardino Muammar Kadhafi afirmou que a Turquia pode ser o "Cavalo de Tróia" do Islão Radical na Europa, UE, não teremos pois vários "cavalos de Tróia" na forma de comunidades árabes ou árabe-descendentes islâmicos na Europa? Até que ponto é isto preocupante?
Dep. Agostinho Branquinho Qual a dificuldade, ou pouca facilidade, em defender assuntos culturais numa óptica de "dupla insularidade", quero dizer Cultura um tema quase secundário em Portugal e do Porto, por vezes o segundo Portugal...
Dr. Pacheco Pereira O conceito "Desenvolvimento Sustentável" já tão difundido entre as mais altas esferas empresarias parece agora entrar na esfera política. Espera-se que se torne tão importante ou relevante quanto o nível que atinge na esfera dita empresarial? Será um conceito chave e fundamental nos próximos programas políticos?
Dra. Manuela Ferreira Leite Por vezes se considera que a noção de crescimento é económico enquanto o conceito de desenvolvimento é associado à componente social (cientifica, cultural, humana, etc.). No âmbito do desenvolvimento sustentado, segundo o conceito da WBCSD), como avalia a relação entre crescimento económico e desenvolvimento social? Caso particular de Portugal?
Prof.Dr. Joaquim Azevedo Portugal é dos Estados que mais gasta em Educação. No entanto, a situação educativa continua na mesma. Resulta de uma influência de falta de cultura científica e de cultura geral em Portugal ou é um problema de formação de professores?
Prof.Dr. Rogério Carapuça Empresas de base tecnológica são geralmente fundadas em torno de uma ideia por vezes de jovens estudantes universitários. Que esforço de apoio deve ser feito e que consequências se esperam deste empreendorismo "precoce"?
Achei Curioso
Da palestra do Prof. Soromenho Marques tanta nova informação sobre um tema que se pensa já tudo saber, a globalização, a tão mediatizada globalização.
Que não sejam agendadas aulas de dança para os alunos da Universidade, possíveis futuros quadros do partido, de forma a evitar momentos "memoráveis" como os do Sr. Jerónimo de Sousa na sua "mítica dança"... Bom... e em abono da verdade é curioso saber quantas técnicas podemos e devemos procurar saber de forma a passar boas ideias ou projectos, e não os prejudicar por uma comunicação deficiente...
Sugestões
Penso que se perde muito do interesse, ou melhor o interesse da plateia, em palestras muito longas... Já uma aula de 1,5 horas é excessiva. Por muito bom que seja o tema ou eloquente o orador, penso que sem pequenos "breaks" se perde muito, apenas uma opinião...
Um próximo tema numa próxima edição da UV contemple todo o esforço que já se faz e mais se deve fazer no âmbito da investigação e desenvolvimento tecnológico, universidades, empresas, etc. Seria de salutar um debate em torno deste ponto fulcral e de fundo, penso eu, e que de certa forma poderá servir de catalisador ou promotor de uma certa cultura de inovação nestes novos quadros PSD, ponto que penso essencial ao nosso país, bem como a um partido que se encontra no plano de oposição a um dito "choque tecnológico"...
Mensagem Final
Em equipa vencedora não se mexe? Porquê? Será que não a podemos melhorar? Procurem o máximo e superem-se a cada dia! Um forte abraço!