dia 3 - 10.00
Sessão de Avaliação da UNIV dia 3 - 12.30
Sessão Formal de Encerramento dia 3 - 14.00
Almoço de confraternização com UNIVs de 2003, 2004 e 2005
Dr. Pedro Duarte De que forma o seu percurso cívico-poítico -- enquanto ex dirigente associativo e partidário e ex autarca -- contribuiu para a sua formação; e que características considera indispensáveis a um jovem que queira singrar no universo político?
Dep. Agostinho Branquinho É inegável que a Universidade de Verão (que tem também o "cunho" da JSD) é uma iniciativa que "marca a diferença" no que respeita às actividades de cariz político - partidário; enquanto antigo membro da estrutura da JSD, o que mais considera que é urgente mudar para que se credibilize as juventudes partidárias, sendo que estas são constantemente alvo de críticas?
Dra. Paula Teixeira da Cruz A propósito da recente aprovação e promulgação da Lei da Paridade, gostaria de saber se, enquanto cidadã política e civicamente activa, enquanto democrata e acima de tudo enquanto mulher, considera este diploma "um mal que vem por bem" ou por outro lado, uma medida que continua a subalternizar a mulher, "forçando-a" a ingressar no universo político somente porque os procedimentos legais e administrativos assim o exigem.
Achei Curioso
O facto de no jantar de acolhimento não haver um único fumador na minha mesa, sendo que as camadas mais jovens são conotadas como as mais fumadoras, surpreendeu-me encontrar um grupo de jovens que são conscientes não só no que respeita à actividade cívico-política, mas também no que toca à saúde individual e colectiva.
A (saudável) ousadia da grande maioria dos alunos da UV, que têm posto 'o dedo na ferida' e deixado de lado o (tão aborrecido) 'politicamente correcto' quando colocam questões aos oradores e conferencistas.
Como disse um dia Sá Carneiro: "A juventude é inconformada, irreverente e até incómoda. Mas é precisamente isso que se espera dela." ...
Mensagem Final
Que esta experiência vos tenha enriquecido tanto - e a tantos níveis - quanto a mim! Até um dia. "Os passos que deres nesse caminho duro do futuro, dá-os em liberdade. Enquanto não a alcances não descanses. De nenhum fruto queiras só metade" (Miguel Torga)