Revista de Imprensa
Registos Audio Fotografias
dia 3 - 10.00
Sessão de Avaliação da UNIV
dia 3 - 12.30
Sessão Formal de Encerramento
dia 3 - 14.00
Almoço de confraternização com UNIVs de 2003, 2004 e 2005
 
  Francisco Barbosa
17 anos
   
Grupo Castanho
Distrito:
Coimbra
Concelho:
Montemor-o-Velho
Hobbie:
Ouvir música
Animal:
Leão
Comida:
Bacalhau com natas
Música:
Rock
Livro:
Anjos e demónios
Filme:
Ocean's Twelve
Gostaria de Ser:
Médico / Político
     
    Intervenções
   
Falar Claro
     
    Pergunta a ...
   
Dr. Pedro Duarte
Apesar da grande concentração de desempregados ser ao nível da escolaridade obrigatória, verifica-se também em áreas de licenciaturas relacionadas com o Ensino, nível intermédio das ciências da vida e da saúde, áreas com exaustão na oferta de emprego. Como deveriam as Universidades e o próprio Governo orientar os estudantes para áreas mais necessárias como as tecnologias, e de valor acrescentado como a inovação?
Dr. Miguel Monjardino
Até que ponto é que Portugal poderá estar a afastar-se do resto da Europa, em termos de desenvolvimento sustentável que se possa tornar irrecuperável?
Dep. Agostinho Branquinho
Com o avanço da ciência e tecnologia conseguimos ter uma maior e melhor qualidade de vida, contudo também foram grandes os problemas e consequências que tivémos. Será que não se deveria colocar limites à ciência? A quem é que se deverão atribuir as responsabilidades?
Dr. Pacheco Pereira
Gostaria de saber qual a importância que acha que a JSD tem no seio do PPD/PSD e nomeadamente como estão a ser formados os seus jovens?
Prof.Dr. Joaquim Azevedo
Gostaria de saber a sua opinião sobre um dos grandes problemas de Portugal dos últimos tempos, que é o facto de existirem elevadas médias de acesso ao ensino superior, na área da saúde, principalmente na medicina. Não seria melhor o governo abrir mais vagas para este curso (por exemplo: em Coimbra, uma universidade de medicina privada está equipada com os as melhores tecnologias em Portugal, contudo o governo não permite a sua abertura) e permitir que os nossos jovens se formem em Portugal, do que irem para outros países , como a Espanha, terem a sua formação ( que já é uma elevadíssima % de estudantes nas faculdades de medicina espanholas) e termos médicos estrangeiros a trabalhar em Portugal, já que a % de portugueses nesta área não é muito vasta.
Prof.Dr. Joaquim Azevedo
Como é que acha que deveria ser combatido o elevado insucesso escolar que existe, no ensino secundário, nomeadamente em disciplinas como a Matemática, visto que, até agora, têm sido escassos os resultados que advertiram das medidas implementadas.
Dra. Manuela Ferreira Leite
A reforma da educação é prioritária. Portugal encontra concorrências nos sectores da economia global também por falta de recursos humanos. Como conciliar e deixar este círculo vicioso?
Dra. Manuela Ferreira Leite
A despesa pública e o consumo privado deverão evoluir de forma contida para um re-equilíbrio dos sectores económicos. Como compensar o menor contributo previsto?
Prof.Dr. Joaquim Azevedo
No passado ano lectivo, foi muito contestada a decisão do governo, quando deu uma segunda oportunidade apenas aos alunos de Física 12º ano para o acesso ao ensino superior. Como aluno que fui do 11º ano, no passado ano lectivo, senti-me injustiçado em comparação com os alunos do 12º ano, uma vez que os alunos do 11º ano realizaram as provas específicas de acesso ao ensino superior, de acordo com a nova reforma, principalmente na área da ciência. Sendo assim, acho que pelo menos na disciplina de físico-químico de 11º ano, também deveria de ter sido dada uma segunda oportunidade aos alunos, já que a média dos exames nacionais na primeira fase foi de 6,3.

Gostaria de saber a sua opinião a propósito desta questão.

Prof.Dr. Rogério Carapuça
Que tipo de alterações se deveriam fazer no sistema educativo de modo a que a inovação e desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação tenha um papel mais activo na formação dos jovens portugueses?
     
     
    Mensagem Final
    Foi uma semana de muito trabalho, de muita aprendizagem, com muitos desafios para enfrentar. Adorei ter participado nesta UV. Obrigado!