Revista de Imprensa
Registos Audio Fotografias
dia 3 - 10.00
Sessão de Avaliação da UNIV
dia 3 - 12.30
Sessão Formal de Encerramento
dia 3 - 14.00
Almoço de confraternização com UNIVs de 2003, 2004 e 2005
  Na UV 2005, todos os participantes tiveram a possibilidade de dirigir perguntas escritas aos conferencistas e a personalidades que se associaram a esta iniciativa. De entre as perguntas que lhes eram destinadas, os nossos convidados escolhiam duas para dar resposta e para serem publicadas no JUV.

Aqui podem ser consultadas não só as perguntas seleccionadas pelos convidados e as respectivas respostas mas também todas as restantes que não chegaram a ser publicadas.

     
Prof.Dr.Joaquim Azevedo
   
Alexandre Brito
Sendo uma pessoa ligada ao ensino e nomeadamente universitário, não acha que deveria de haver uma maior interligação entre o ensino e o tecido empresarial?
António Ribeiro de Matos
Muitos alunos que chegam ao ensino universitário sentem muitas dificuldades por não terem conhecimento de conceitos básicos que deveriam ser adquiridos na escolaridade obrigatória. Que tipo de medidas devem ser tomadas para atacar este problema?
Bruno Rodrigues
Na sua opinião, quais serão os efeitos de "Bolonha" para as Instituições de Ensino Superior em Portugal?
Bruno Travassos
A oferta de cursos do ensino superior não assenta, aparentemente, em qualquer estratégia. Não deveria existir uma regulação que de uma forma prospectiva permitisse a aposta em áreas estratégicas de ensino e investigação?
Bruno Travassos
Qual a sua opinião sobre a proposta da ministra da educação para avaliação dos docentes?
Carla Santos
Portugal quer ir sempre mais além, o que é deveras importante. No entanto, com a introdução dos novos programas, nada ficou esclarecido, o que complicou os estudos dos alunos, levando ao insucesso. Estes alunos que se debateram com o presente ano de transição a nível dos programas vão agora encarar o processo de Bolonha que, não está, igualmente bem esclarecido. Portanto, pergunto como será possível que no meio de tanta confusão os alunos possam emergir com grande sucesso no mundo da educação, comparando com o resto da Europa?
Filipe Carraco dos Reis
Sendo um profundo conhecedor da realidade do Ensino Superior em Portugal, acha que o Ensino Secundário nos moldes actuais é um entrave à aplicação do Tratado de Bolonha? Se sim, que alterações preconiza?
Francisco Barbosa
Gostaria de saber a sua opinião sobre um dos grandes problemas de Portugal dos últimos tempos, que é o facto de existirem elevadas médias de acesso ao ensino superior, na área da saúde, principalmente na medicina. Não seria melhor o governo abrir mais vagas para este curso (por exemplo: em Coimbra, uma universidade de medicina privada está equipada com os as melhores tecnologias em Portugal, contudo o governo não permite a sua abertura) e permitir que os nossos jovens se formem em Portugal, do que irem para outros países , como a Espanha, terem a sua formação ( que já é uma elevadíssima % de estudantes nas faculdades de medicina espanholas) e termos médicos estrangeiros a trabalhar em Portugal, já que a % de portugueses nesta área não é muito vasta.
Francisco Barbosa
Como é que acha que deveria ser combatido o elevado insucesso escolar que existe, no ensino secundário, nomeadamente em disciplinas como a Matemática, visto que, até agora, têm sido escassos os resultados que advertiram das medidas implementadas.
Francisco Barbosa
No passado ano lectivo, foi muito contestada a decisão do governo, quando deu uma segunda oportunidade apenas aos alunos de Física 12º ano para o acesso ao ensino superior. Como aluno que fui do 11º ano, no passado ano lectivo, senti-me injustiçado em comparação com os alunos do 12º ano, uma vez que os alunos do 11º ano realizaram as provas específicas de acesso ao ensino superior, de acordo com a nova reforma, principalmente na área da ciência. Sendo assim, acho que pelo menos na disciplina de físico-químico de 11º ano, também deveria de ter sido dada uma segunda oportunidade aos alunos, já que a média dos exames nacionais na primeira fase foi de 6,3.

Gostaria de saber a sua opinião a propósito desta questão.
Francisco Castelo Branco
Os conceitos de Inovação e Empreendorismo terão o mesmo significado daqui a 20, 50, ou mesmo no próximo século? Da mesma forma que os conceitos eram diferentes do passado?
Francisco Mestre
De acordo com a Lei de Autonomia das Universidades, estas são livres de controlar todo o processo de elaboração de orçamentos, bem como, do seu plano estratégico, o que por vezes, leva a situações caóticas de que é exemplo a Universidade de Évora, em que cerca de 95% do seu orçamento é destinado a custos fixos, deixando muito pouco para o melhoramento das condições de ensino.
Sendo esta Universidade uma das mais importantes instituições do interior Sul do País, que conselhos pode dar para inverter esta situação?
Frederico Carvalho
O modelo da nova reforma do ensino secundário fez desaparecer muitas línguas estrangeiras em cursos de humanidades, economia, entre outros.

Tambem no ensino superior, alguns cursos foram remodelados com Bolonha e cortaram nessa formação. Refiro-me como exemplo ao curso de Relações Internacionais que na grande maioria das universidades ou não tem qualquer língua estrangeira ou só tem o inglês.

Que comentário pode fazer a esta realidade?
Frederico Carvalho
A notícia de hoje no Expresso Online refere que as "Livrarias impõem listas de manuais" escolares. Naturalmente que viola os direitos do consumidor no actual panorama nacional

É a favor ou contra um manual escolar único?

Que efeitos perversos podem ocorrer no actual sistema onde cada editora produz o seu manual e organiza lobbys para que o seu produto seja o mais requisitado?
Gonçalo Lagos
Que tipo de estratégia adoptar para promover a mobilidade no Espaço Europeu de Investigação (European Research Area), poderá a adopção da Carta Europeia para a Qualidade da Mobilidade ser um passo nesse sentido?
Inês Aguiar Branco
Que outros choques para além do tecnológico acha necessários para resolver o problema da educação em Portugal? O processo de Bolonha deve ser entendido como uma ameaça ou oportunidade?
Isabel Costa Belo
Relativamente ao contexto actual, a escola mostra de certa forma uma ineficácia para acompanhar a sociedade. Será que a escola e o sistema educativo estão antiquados? O que deverá ser feito para inovar as mentalidades e depois as Instituições?
Ivo Santos
A região do norte esta a ser assolada por uma vaga de falências de varias empresas nomeadamente no vale do sousa e no vale do ave na sua opinião qual será o impacto no norte do país deste flagelo?? Quais as medidas para minorar os danos??
Ivo Santos
Como pessoa ligada à educação, qual a sua opinião sobre o concurso anual dos professores e consequente instabilidade nas escolas? Será essa instabilidade responsável pelo insucesso escolar?
João Verde
Porque razão não é apontada como solução para sair da crise de qualidade do ensino, a estratégia da escola da ponte?
Luís Sampaio
No seu entender qual(ais) o(s) nível(eis) de ensino do sistema de educação português onde é mais necessário proceder à realização de reformas de modo a aproximá-lo dos sistemas dos países mais desenvolvidos da União Europeia? Que medidas reformistas implementaria?
Margarida Balseiro Lopes
Qual é a avaliação que faz do desempenho da Ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues no Governo?
Marlene Cigarra
A Sociedade Portuguesa tem uma baixa formação profissional, comparativamente com a União Europeia. Com a alteração da escolaridade obrigatória, qual será a variação de taxas, na sua opinião, das taxas de formação profissional e do abandono escolar?
Mauro Santos
O ensino superior em Portugal encontra-se desajustado com o mercado de trabalho, isto é, não há vertente prática em muitos cursos universitários. De que forma poderá o Tratado de Bolonha contribuir para esta situação, visto que é apontado como a "grande solução" para o actual estado do ensino superior?
Nataniel Araújo
A estratégia do Governo, no que respeita a educação, passa por hostilizar a classe Docente começando no ano passado por retirar benefícios aos Docentes estagiários das licenciaturas de ensino.

Em que medida esta estratégia estará relacionada com a alteração do estatuto da carreira Docente, e quais as perspectivas para o futuro?
Nuno Matias
Não acha que hoje um dos grandes problemas da Educação é consequência da falta de interligação e coordenação do sector da formação com o Mercado de Trabalho, o que leva a que o centro do sistema educativo- os alunos- não tenham noção das potencialidades de cada sector para absorver novos profissionais, e logo poder transmitir aos nossos jovens situações de saturação laboral, que pode originar que uma eventual realização académica e pessoal não seja acompanhada pela desejável realização profissional?
Pedro Azevedo
Em que medida é que a mobilidade dos estudantes no âmbito da reforma de Bolonha vai incrementar um ensino de excelência? Não vai antes estimular a fugos dos cérebros?
Pedro Ferreira
De que forma podem contribuir os estabelecimentos de ensino superior, para a saída da crise económica que vive o nosso país actualmente?
Pedro Sá Gomes
Portugal é dos Estados que mais gasta em Educação. No entanto, a situação educativa continua na mesma. Resulta de uma influência de falta de cultura científica e de cultura geral em Portugal ou é um problema de formação de professores?
Ricardo Acto
Considera que a mudança de Paradigma no Ensino Superior Português resultante da aplicação da Declaração de Bolonha, resulta na perda de Identidade Nacional no nosso Ensino ?
Sara Costa
Algumas Instituições de Ensino Superior parecem estar a dificultar a implementação no terreno de directrizes do Tratado de Bolonha. Não deveriam ser esses executivos os primeiros a querer colocar os seus alunos a par com as restantes Universidades da União Europeia?
Tânia Martins
Estando na posição de estudante, visualizo que está a haver um conflito indirecto entre Ministério da Educação e professores. Tendo consciência que a maior preocupação ficou relativamente "esquecida", não seria perspicaz que se implementassem decisões a médio/longo prazo, acabando com as oscilações constantes?
Tiago Santos
Caso viesse a ocorrer a privatização da educação, qual a sua opinião?
Vânia Jesus
A Educação é um dos pilares que sustenta o desenvolvimento e crescimento do País. Com o desafio do Processo de Bolonha, novos desafios se colocam. Em Portugal julgo que falta-nos ainda o termos e "cultivarmos" uma cultura de competição. Gostaria de saber a sua opinião?
Vânia Tavares
É conhecida de todos nós, a falta de prestígio de certas instituições privadas de Ensino Superior, decorrente da fraca qualidade pedagógica, do pouco rigor exigido aos discentes e da decadente organização dos critérios aquando do preenchimento de vagas, etc. Será esta má administração, coordenada com a falta de uma fiscalização exigente do Estado, uma das razões do desemprego nos jovens licenciados?