Revista de Imprensa
Registos Audio Fotografias
dia 3 - 10.00
Sessão de Avaliação da UNIV
dia 3 - 12.30
Sessão Formal de Encerramento
dia 3 - 14.00
Almoço de confraternização com UNIVs de 2003, 2004 e 2005
  Na UV 2005, todos os participantes tiveram a possibilidade de dirigir perguntas escritas aos conferencistas e a personalidades que se associaram a esta iniciativa. De entre as perguntas que lhes eram destinadas, os nossos convidados escolhiam duas para dar resposta e para serem publicadas no JUV.

Aqui podem ser consultadas não só as perguntas seleccionadas pelos convidados e as respectivas respostas mas também todas as restantes que não chegaram a ser publicadas.

     
Prof.Dr.Rogério Carapuça
   
Adilson Moreno Brito Zego
Sendo percursor da maior empresa portuguesa no sector, não é pretenção Vossa expandir os vossos ofícios nos mercados ainda menos explorados como nos PALOP(s)
Alexandre Brito
Acha que as PME's estão a investir o suficiente em I&D ?
André Costa Magalhães
Que medidas devem ser implementadas no sistema educativo nacional para promover uma postura empreendedora entre os jovens?
António Ribeiro de Matos
Uma vez que o futuro é a tecnologia, que tipo de medidas podem ser tomadas para se incentivar a aposta, por parte das empresas, nas novas tecnologias?
Bruno Jivan
Atendendo à elevada fragmentação e falta de cooperação entre a estrutura empresarial portuguesa, particularmente ao nível das PME's, que modelo de internacionalismo será o mais adequado de forma a ultrapassar a falta de dimensão das empresas nacionais?
Bruno Travassos
É notório que grande parte das Universidades ainda não conseguiu verdadeiramente fazer uma transferência de conhecimento para o mercado. Que razões poderão estar na origem deste grave problema?
Filipe Carraco dos Reis
As universidades são instituições de excelência, vocacionadas para a investigação e desenvolvimento. No entanto, poucos são os casos de sucesso de ligação das universidades às empresas, que são as entidades que dedicam à produção e introdução no mercado de novos produtos e tecnologias. Qual o caminho a seguir para alcançarmos uma ligação efectiva e eficaz entre universidades e empresas?
Francisco Barbosa
Que tipo de alterações se deveriam fazer no sistema educativo de modo a que a inovação e desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação tenha um papel mais activo na formação dos jovens portugueses?
Francisco Castelo Branco
Como antevê o futuro em relação à Inovação e Empreendorismo, aliado ao crescente "boom" das novas tecnologias?
Frederico Carvalho
Com o aumento do desemprego, um número elevado de pessoas recorre à Banca e ao Estado, através do serviço disponibilizado para obter microcrédito. A Banca, em geral tem uma taxa de juro muito alta mas disponibiliza o montante financeiro com rapidez. O "Estado" é moroso, está encravado com prazos de candidatura e é deixado para segundo plano. Acha que existem medidas adequadas ou há uma lacuna nos serviços e na comunicação do Estado?
Gonçalo Lagos
Quais os obstáculos para o desenvolvimento da inovação em Portugal?
Considera o Plano Tecnológico um passo no sentido de construir uma estratégia de competitividade nacional? Que balanço?
Inês Aguiar Branco
Sem investimento em investigação e desenvolvimento, ID, não há inovação sustentada. Em Portugal investe-se pouco nestas áreas. Será essa a razão porque grande número de jovens licenciados,(talentos), abandonarem o país para se dedicar à investigação é tão elevado?
José Faustino
Tendo em conta que uma das principais riquezas do pais é a sua vasta costa marítima, o elevado consumo de peixe em Portugal obriga-nos á sua importação, havendo mercado portanto como se justifica o escasso investimento nesta área?
Luís Sampaio
No seu entender como se poderá fortalecer a cooperação entre, por um lado, as instituições de ensino e de investigação científica e, por outro, o sector empresarial, de forma a melhorar a adequação dos cursos às necessidades das empresas e a rentabilização dos investimentos efectuados em investigação científica?
Marco Abrantes
Mais do que reflexões teóricas os jovens apreendem com maior facilidade o sentido prático.

Assim, sendo responsável por um dos mais brilhantes casos de sucessos na área das TI e impondo juventude e ambição aos seus colaboradores, quais as características que primeiro procura num jovem que avalia ?

Como liderar/motivar construtivamente?
Marlene de Oliveira Tinoco
No seu entender que medidas são necessárias para o desenvolvimento económico e social das empresas do nossso país?
Marlene de Oliveira Tinoco
Como explica a baixa percentagem das PME´S relativamente à internacionalização?
Marlene de Oliveira Tinoco
Em que medida o tecido empresarial português continua dependente do poder político?
Pedro Ferreira
Num mundo em constante renovação tecnológica, como poderá o nosso País não perder ainda mais o comboio da frente?
Pedro Sá Gomes
Empresas de base tecnológica são geralmente fundadas em torno de uma ideia por vezes de jovens estudantes universitários. Que esforço de apoio deve ser feito e que consequências se esperam deste empreendorismo "precoce"?
Rita Pedro
A estratégia da Novabase, que a tornou um caso de sucesso em Portugal, está relacionada com uma aposta na motivação dos seus colaboradores de modo a que estes tenham uma interacção eficiente e dinâmica com os seus clientes. Não podemos focar-nos somente nos objectivos sem cuidarmos os meios para os atingir. Assim sendo, considera ser esta a chave do sucesso para que outras empresas em Portugal possam ser também casos de sucesso?
Rui Monteiro
Perante a grande percentagem de desempregados existente, que aflige o panorama nacional, gostaria de perguntar ao Prof. Dr. Rogério Carapuça se a resolução do grande problema nacional, que é o desemprego, não passa pela inovação dos diversos sectores da sociedade como a economia?
Sandra Pimentel
A nova geração de empresários poderá ser decisiva para o crescimento e desenvolvimento económico do País, combatendo a actual conjuntura de crise?
Sara Brito
Aborda-se muito o tema da concentração de empresas e que espaço este fenómeno ainda poderá ter em Portugal.

Qual a relevância que este fenómeno tem ao nível da Inovação e qual a sua importância de facto para o desenvolvimento de um País que se quer empreendedor e dinâmico?
Silvério Regalado
Qual a importância do Ensino Universitário, nomeadamente das Escolas de Gestão, no incremento do Empreendorismo?
Tiago Sá Carneiro
Sendo um experiente na área tecnológica e com os conhecimentos concretos e necessários para o desenvolvimento de Portugal, acha que o trabalho e agenda que este Governo pretende e está a realizar é o caminho certo para chegar ao nível da Europa?
Tiago Santos
Pensa que em Portugal devia existir mais pólos de inovação, como a PT Inovação?
Vânia Jesus
O isolamento geográfico não representa o isolamento do conhecimento e da inovação, na medida em que as Novas Tecnologias constituem instrumentos facilitadores da aproximação e de intervenção permitindo ultrapassar a periferia geográfica. Não podemos continuar a ter um dos acessos mais caros às novas tecnologias dentro da UE, em nome de alguns monopólios existentes. Gostaria de saber a sua opinião.