Revista de Imprensa
Registos Audio Fotografias
dia 3 - 10.00
Sessão de Avaliação da UNIV
dia 3 - 12.30
Sessão Formal de Encerramento
dia 3 - 14.00
Almoço de confraternização com UNIVs de 2003, 2004 e 2005
Jantar de acolhimento
 
Dep. Carlos Coelho
Minhas Senhoras e meus senhores, duas notas de informação antes de se cumprir a tradição.

A primeira nota de informação, (o Chefe não me perdoaria se não recordasse o gesto de simpatia do pessoal que sempre nos recebe muito bem neste hotel), nas fitas que estão a assinalar a Universidade de Verão e que rodeiam o nosso guardanapo têm no verso a ementa, e isto vai-se repetir em todos os jantares até ao final da Universidade de Verão. É uma forma simpática de o pessoal do restaurante assinalar a nossa presença e de nos dar informação do que é que vai ser o nosso jantar.

O Duarte Marques não perdoaria também se eu não recordasse a distribuição dos grupos a seguir ao jantar. Logo que acabarmos o jantar vocês terão a primeira reunião de grupos. Nessa reunião terão de fazer um exercício que vos vai ser comunicado pelo vosso conselheiro, e terão que fazer a eleição do vosso coordenador. Cada grupo terá um coordenador, e esses coordenadores a seguir à reunião dos grupos vão ter uma reunião com a direcção da Universidade de Verão, porque há um conjunto de actos que vamos ter de fazer ainda hoje.

Chamo a atenção dos grupos rosa e bege com o Ricardo Leite, amarelo e laranja com a Magda, e azul e castanho com o Bruno que vão reunir neste espaço. Entre aqui e o bar. Nas mesas lá fora junto aqui à piscina e a parte de trás desta sala vão tentar arranjar-se espaços para que os 6 grupos possam cumprir as vossas funções. Lá em baixo, na sala onde estivemos a trabalhar na sessão de abertura, estarão os grupos cinzento e roxo com o Carlos Lopes, e vermelho e verde com a Ana Miguel. Serão estes os espaços para os grupos se reunirem logo a seguir ao jantar para cumprir as primeiras obrigações, a primeira reunião do vosso trabalho de grupo.

Depois, há uma tradição nestas Universidades de Verão que é saudar o nosso anfitrião. Temos a honra de ter entre nós o dr. António Ribeiro que é o Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, que nos recebe sempre de braços abertos e que é um candidato apoiado pelo PSD, portanto tem este valor simbólico de virmos para o Alentejo, provarmos que o Alentejo não tem que ser necessariamente vermelho, mas que também pode ser laranja, e aqui é-o com o dr. António Ribeiro.

O dr. António Ribeiro é um homem independente que pegou na Câmara de Castelo de Vide numa situação financeira desastrosa, e que foi capaz de responder aos problemas da terra com eficácia, com rigor e com seriedade. De tal forma que o mandato já lhe foi confirmado em eleições posteriores em que foi reeleito.

Creio que a formação não é só informação, a formação não são só valores, a formação não são só aprendizagens. Tudo isso faz parte da formação, mas creio que na formação nós também temos que ter modelos, exemplos. Creio que é um bom ensejo termos entre nós o Presidente da Câmara de Castelo de Vide. Não apenas pela obrigação protocolar de convidarmos o edil da terra, não sobretudo porque com ele o PSD passou a ser o poder em Castelo de Vide, mas porque ele é um bom exemplo de um autarca. Um exemplo de rigor, um exemplo de honestidade, um exemplo de eficácia na sua terra. E nesta que é a minha única oportunidade de fazer um brinde, porque depois deste jantar os brindes serão feitos por vocês, serão os grupos a fazer os brindes de saudação dos nossos convidados aos jantares, esta é a única oportunidade que eu tenho de vos convidar a erguer o vosso copo pela saúde, pelo futuro e pelo sucesso do nosso Presidente da Câmara, do dr. António Ribeiro.

Sr. Presidente à sua saúde, ao seu futuro e ao seu sucesso.
 
António Manuel Grincho Ribeiro
Boa noite a todos, Exmo. Sr. Secretário-Geral do PSD, Exmo. Sr. Reitor da Universidade de Verão, Exmo. Sr. Presidente do Instituto Sá Carneiro, Presidente da JSD, Senhor Secretário-Geral Adjunto Matos Rosa, e restantes membros da mesa, que desculparão não ter os vossos nomes e em que qualidades estão.

Eu começo por agradecer ao sr. Deputado Carlos Coelho as palavras simpáticas. Eu não mereço que tenha de facto proferido tão rasgados elogios porque o meu desempenho nesta Câmara não foi mais do que fazer com humildade e com dedicação a minha obrigação, que é de servir os munícipes de Castelo de Vide e não tirar dai quaisquer vantagens, nomeadamente louros políticos, pois não foi essa a intenção com que em candidatei. Eu é que agradeço, na pessoa do sr. Secretário Geral do PSD, o facto de mais uma vez estar em Castelo de Vide a Universidade de Verão, e eu sinto-me muito honrado com esse facto, uma vez que desde que começou, em 2003, tem vindo todos os anos a ser aqui exercida e mantida essa tradição de em Castelo de Vide a mesma decorrer.

Como o Senhor Deputado Coelho acabou de dizer, desde o 25 de Abril que esta Câmara era governada por executivos do Partido Socialista. Quebrou-se essa tradição em 2001 e, o certo é que como muito bem também disse o sr. dr. Carlos Coelho, em 2005 houve reincidência na minha eleição, com mais votos até do em 2001. Portanto, as pessoas julgam pelo que se faz, julgam pela forma como são atendidas e não pelo facto da pessoa ser da cor A ou da cor B, porque no meu gabinete entram e falam comigo todas as pessoas e não estou lá a pedir o cartão para verificar se é do Partido Socialista, se é do Partido Comunista ou se é do PSD. De facto não faço isso. Tem de haver isenção e não pode haver essa conotação partidária porque senão o exercício das funções não resulta.  

Assim sendo, penso que estou novamente como Presidente da Câmara de Castelo Vide, mas pelo trabalho que foi desempenhado no primeiro mandato, quer por mim quer pela minha equipa que de facto foram incansáveis, e quando nos submetemos a novas eleições sabíamos que iríamos ser julgados por esse trabalho e foi isso que aconteceu.

No que respeita aos alunos, eu também quero aqui desejar-lhes uma boa estada em Castelo de Vide, que aprendam e que passem bons momentos. Já vi, pela documentação que me foi fornecida, que têm bons mestres, aprendam efectivamente tudo o que eles vos dirão porque penso que a oportunidade que vocês têm hoje não a vão ter novamente. Eu não tive a oportunidade de estar do vosso lado e quando me dediquei à política foi logo como candidato, apresentado a plebiscito e penso que vocês têm nesta Universidade é uma mais valia. Agarrem-na e interiorizem todos os conhecimentos que lhes forem dados pelos ilustres mestres que no decorrer da semana, irão ensinar-vos.

Também não posso deixar de agradecer ao Partido Social Democrata, nomeadamente ao sr. Presidente do Partido o facto da rentrée do PSD ter início no próximo domingo em Castelo de Vide.

Para finalizar, desejo aos alunos e aos seus ilustres mestres, que mais uma vez que se sintam bem, que visitem a Vila, que contactem com a população, e que transmitam aos vossos amigos e familiares tudo o que é bom e tudo o que é aceitável em Castelo de Vide. Muito obrigado.